terça-feira, 16 de agosto de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Voluntários pela cultura se reunem (16/08/2016)


          O prédio histórico do Paço Municipal, em obras de restauro, foi palco de reunião dos voluntários pela cultura e pela preservação de bens tombados em Cachoeira do Sul. 
        Ali estiveram reunidos os parceiros do Movimento Pela Recuperação da Ponte de Pedra, do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal e do Movimento Pela Restauração da Estação Ferreira.


          O motivo da reunião de integrantes dos três movimentos, que praticamente se fundem num grupo só, deixando as denominações para relacionarem sua a atuação com o bem tombado objeto de atenção, foi atender a um pedido da jornalista Lena Caetano, da TV Novo Tempo Cachoeira:  reunir num só local todos o grupo de parceiros voluntários pela cultura cachoeirense.




REPRESENTANTES DA CULTURA
CACHOEIRENSE PRESENTES

        Outras entidades e movimentos culturais proativos também estiveram representados na reunião de hoje:  Compahc, Amicus, Núcleo de Cultura de Cachoeira do Sul, Arquivo Histórico Municipal entre outros. 



GRAVAÇÃO DE VÍDEO


        As filmagens da visita dos parceiros voluntários às obras de restauração do prédio histórico foram a tônica das cenas captadas no local, acontecendo também manifestação de opinião pela Coordenadora Geral Arq Elizabeth Thomsen, do Coordenador Adjunto Arq Osni Schroeder (do Movimento pelo restauro do Paço Municipal), além do Prefeito Municipal Neiron Viegas.

 
 

Assim que o programa for editado e levado ao ar
nos próximos dias, disponibilizaremos um link nesta
postagem para assistir ao vídeo na integra.

 



TESTEMUNHOS À TV NT Sul

         Nos testemunhos à jornalista Lena Caetano, foram rememorados os momentos de tensão com a queda de cabeceira da Ponte de Pedra sobre o rio Botucaraí, que deu origem e reuniu o grupo de voluntários assim como o fundamental apoio de 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul. Lembrou-se o trabalho e a dedicação dos militares do Exército, desde o General Italo Avena, passando pelo Cel Marcus Vinicius Fontoura de Mello, até o então Sargento Rauber (agora Sub-Tenente) chegando aos dedicados e heroicos soldados que fizeram a parte pesada na obra de recuperação daquele monumento histórico.

        O Movimento pelo Restauro do Paço Municipal também marcou sua importância através da ação no tempo certo, começando com um inédito abaixo assinado de mais de 1200 assinaturas de cidadãos cachoeirenses preocupados com o abandono do prédio, requerendo ao recém eleito Prefeito Neiron (em 20 de dezembro de 2012) o pronto escoramento emergencial e posterior restauração do nosso "velho casarão" - como era conhecido à época. Destacou-se o apoio do Prefeito Neiron Viegas, contratando o projeto de restauro com profissional qualificado e empresa especializada para realizá-lo.

       Também foram lembrados todos os momentos de muita alegria, tensão e até de uma certa tristeza, que formaram a atual estrutura forte de trabalho técnico e profissional que restaura a dignidade da edificação histórica. 

       Falou-se também do futuro restauro da antiga Estação Ferroviária da Ferreira, que já passa do sonho para uma agradável realidade, contando com o apoio de considerável parcela da comunidade cachoeirense. 



ATÉ QUANDO?

        Uma das perguntas feitas pela repórter foi até que ponto se formarão grupos de voluntários pela restauração de bens tombados. A resposta ao questionamento foi de que: enquanto houver algo a preservar, se continuar esta movimentação atual e houver apoio comunitário, lá estará um voluntário, qualquer que seja, para trabalhar pelo restauro e pela preservação dos nossos bens e da nossa história.




A NOVA CARA DA CULTURA CACHOEIRENSE

         Um desafio apresentado pela jornalista Lena Caetano, foi definir a principal mudança na cultura cachoeirense a partir dos movimentos de voluntários (sem fins lucrativos). A resposta, que não poderia ser outra, foi: A preservação e não a destruição de bens tombados como tônica, mas principalmente o sentimento de que a comunidade hoje apropria valor aos seus prédios históricos, ao contrário de vê-los como inúteis obras caras.



O carinho da comunidade com
os seus bens tombados é a maior
garantia de sua preservação.


Fotos: Renato Thomsen     Texto: Osni Schroeder



Um comentário:

  1. Que maravilha ! É cansativo mas é um trabalho que dá uma enorme satisfação não só para aqueles que estão envolvidos diretamente na preservação dos Patrimônios Históricos!

    ResponderExcluir