sábado, 17 de setembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Acadêmicos da UERGS conhecem o restauro (17/09/2016)

              Nesta tarde de sábado, o Prof. Péricles Purper Thiele - Docente da IFSul Campus Lajeado/RS - trouxe os alunos do curso de especialização em "Planejamento e Análise de Políticas de Desenvolvimento" da UERGS, para, com orientação do Museu Municipal de Cachoeira do Sul, conhecerem o processo de restauração pelo qual passa o prédio histórico do Paço Municipal.








INTERESSE DOS ALUNOS

         Foram explanados pelos Coordenadores do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, Arq Elizabeth Thomsen e Arq Osni Schroeder, o estágio atual das obras de restauro e a previsão de conclusão.

        Foi abordado também a história da edificação, desde o período imperial até os dias de hoje. As diferentes ocupações, e as modificações impostas por novos condicionantes políticos também forma motivo de interesse dos alunos visitantes.

        O futuro da edificação também foi questionado, sendo praticamente consenso a utilização do prédio exclusivamente em atividades culturais.


SURPRESA

           Muitos alunos manifestaram-se surpresos de que o prédio já abrigou a Câmara, o Júri e a Cadeia Municipal.

          Chamou a atenção especialmente a antiga cadeia, que está perfeitamente identificada na planta do prédio, motivando a curiosidade dos alunos visitantes.



SALA DO COMPAHC

        
           A área destinada ao COMPAHC foi apresentada aos alunos, sendo também explicado a função cultural do conselho de assessoramento do executivo e assuntos relativos à cultura.



PAVIMENTO SUPERIOR


       A beleza do pavimento superior da edificação do Paço deslumbrou a todos, especialmente pela beleza do conjunto arquitetônico, formado pela praça Balthazar de Bem, o Chatêau d'Eau e a Catedral NªSª da Conceição. Alguns alunos de fora de Cachoeira do Sul manifestaram não conhecer, especialmente no interior, outro conjunto arquitetônico de tanta beleza.



______________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário