quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Visita técnica (08/09/2016)


PINTURA EXTERNA

             Na pintura das alvenarias externas na edificação do Paço Municipal - em fase de lixação, já há a definição de que será de tinta à base de cal hidratado, como era originalmente.

            A empresa Granzotto, responsável pela execução do restauro, já adquiriu pedras de cal, que já estão imersas em água para gerarem a pasta de cal virgem, que será utilizada posteriormente na pintura.

           Preliminarmente a cor branca, própria da tinta à base de cal, havia sido a escolhida para recobrimento de revestimentos externos de paredes. 


        Ocorre, que a remoção de várias camadas de tintas, de aplicação mais recente, descobriram na parede sul à direita, para o jardim da Prefeitura, uma antiga camada de pintura à base de cal, na cor amarelo tendendo para ocre.

         A composição natural desta cor amarelada vem da própria cal misturada com óxido de ferro, que é como a popular ferrugem das superfícies metálicas ferrosas.


       Esta cor recém revelada, desencadeou várias opiniões sobre a nova cor definitiva da pintura externa das alvenarias, fato este que será estudado e bem discutido pelos integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal assim como com a comunidade cachoeirense. A cor cinza clara está no imaginário das pessoas, por ter sido a utilizada nas pinturas mais recentes (últimos 40 anos, pelo menos), mas a cor amarelada é realmente linda, deixando o prédio mais imponente do que já é. 


            Sobre a discussão da cor nova do prédio, relembra-se que o prédio já foi pintado de vermelho nas suas alvenarias externas. Algumas poucas fotos em preto e branco sugerem isto (pelo tom muito escuro de algumas áreas), o que é confirmado por prospecções estratigráficas, realizadas nas paredes externas.

           Será que alguém se habilita agora a sugerir a cor vermelha, provavelmente a utilizada na época em que o Paço Municipal estava sob o comando do regime imperial português, com a denominação "Casa de Câmara, Júri e Cadeia"?


DEGRADAÇÃO DOS REVESTIMENTOS
 EXTERNOS DE ARGAMASSA

         O início dos trabalhos de restauração de revestimentos externos nos apresentou a realidade dramática das coberturas com argamassa muito degradadas. A conta negativa do descaso e abandono por muitas décadas está sendo cobrada agora!





       CORREDOR EM ARCO DA CADEIA         

           Os revestimentos em argamassa, do antigo corredor da cadeia pública, tiveram que ser recompostos tendo em vista a sua degradação acentuada, fato grave ocasionado por infiltrações permanentes de umidade da chuva através do piso do terraço superior (agora devidamente restaurado e impermeabilizado).


           Um pequeno setor da antiga cadeia será mantido na sua composição de revestimento original e tinta da época. Neste setor estão alguns desenhos (graffitis), provavelmente feitos por pessoas cumprindo pena naquela cela da cadeia pública.


GABINETE DO INTENDENTE - PREFEITO

          A sala que foi ocupada por Intendentes e Prefeitos do Município de Cachoeira do Sul por muitos anos, está com seu revestimento de paredes internas preparado para pintura. Falta ainda a restauração do forro de madeira que foi mantido na sua condição original e o término do assoalho de madeira que foi recomposto, considerando ter sido removido numa determinada época, aterrado e executado um contra-piso coberto por forração sintética, poucas décadas atrás.



LAJES DE CONCRETO

         As marcas da retirada de lajes de concreto, que haviam sido construídas numa determinada época em algumas dependências - acima das portas e cortando os arcos das janelas (imagens acima e abaixo), ainda estão visíveis nas paredes internas como registro de uma verdadeira mutilação do prédio, nos anos 70. O resgate histórico veio agora pela presente ação de restauro, com a retirada daquelas anti-estéticas lajes de concreto e a devida recomposição da beleza arquitetônica interna com pés-direito altos e forros em madeira nobre trabalhada.




MARCENARIA FUNCIONOU DURANTE
O FERIADO DE 7 DE SETEMBRO

            Como acontece em alguns finais de semana, neste 7 de setembro o serviço não parou dentro das dependências em processo de restauro.


             Toda a equipe da Empresa Granzotto trabalhou neste feriado. Aproveitaram o dia para adiantar alguns detalhes nos acabamentos.



_______________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário