terça-feira, 15 de novembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Fachada Lateral, pisos e acabamentos (15/11/2016)

VISTA DA FACHADA LATERAL

             As duas fachadas laterais já estão praticamente preparadas para receberem revestimento inicial de pintura.

            Em alguns locais várias camadas de tintas foram removidas e em outros, em virtude do desgaste ocasionado pelo tempo, infiltrações e umidades, o revestimento foi recomposto com argamassa especial, no traço da utilizada originalmente. 



ANTIGA CADEIA

             Na foto acima, a Coordenadora Geral Arquiteta Elizabeth Thomsen, o Coordenador Adjunto Arquiteto Osni Schroeder e o voluntário Arquiteto Thiago Cazarotto, discutindo detalhes técnicos da restauração em fase de acabamentos.
           
           Nesta sala (na entrada lateral esquerda), onde existiam duas celas da antiga cadeia, estão marcados: a antiga grade de ventilação, o revestimento do arco (mantido na sua condição original de pintura amarela) e a inscrição de dois grafittis, desenhos provavelmente de autoria de presos no local. 


PISO DA ANTIGA CADEIA


           O piso agora finalizado é de altíssima qualidade/resistência e é o que mais se assemelha ao piso existente originalmente no local, mantendo uma similaridade com o tempo passado, mas de aplicação correta para as funcionalidades atuais que ali se instalarão.

         O piso das celas, na antiga cadeia, foi executado em concreto alisado com o moderno equipamento "helicopter finishing concrete"  (foto ilustrativa abaixo), que produz um excepcional acabamento e resistência ao desgaste: 

Foto: Ditka Contracter - power float helicopter



REUNIÃO IMPROVISADA NO PAÇO


             Em uma das salas ainda em obras, o grupo de voluntários reuniu-se com a responsável técnica da Prefeitura Municipal, Arquiteta Aline da Rosa, para analisar a demanda da empresa Construções Granzotto, no sentido de aplicação de tinta mineral de silicato no revestimento externo de paredes, ao contrário da sugerida tinta à base de cal

             A empresa responsável pelo restauro, em contato telefônico direto, argumentou que a tinta mineral é adequada para aplicação nos prédios antigos em restauro e que já está especificada no projeto, no orçamento aprovado, assim como pelo agente financiador da obra. 

           Os parceiros voluntários aprovaram então a demanda da empresa, ressaltando a necessidade de que a aplicação em uma superfície ainda com resquícios de outros revestimentos de pinturas antigas garanta as devidas homogeneidade e durabilidade. 
             
         O posicionamento técnico foi encaminhado para a diretoria da empresa, que já destacou a vinda da Arquiteta-Restauradora Rosely Hachmann para a próxima semana, a fim de tratar deste e de outros detalhes nos acabamentos.




DETALHES E MAIS DETALHES

Janelas e portas do andar superior recebem primeira demão de tinta

Detalhes artesanais, nos acabamentos laterais dos forros das escadas

            A cada novo dia, mais detalhes construtivos na edificação vão sendo destacados. A lente do nosso parceiro-voluntário Renato Thomsen não perde nada e registra a constante evolução da obra. Quem ganha com estas imagens somos nós todos que trabalhamos e torcemos pelo sucesso no restauro do nosso Paço Municipal.


Tampos das portas são restaurados nos mínimos detalhes

Molduras dos painéis, na parede de taipa-de-mão, foram descupinizados e
agora passam por processo artesanal de preenchimento e acabamentos.

Remoção de várias camadas de tintas antigas, na fachada frontal,
revelam a cor amarela como a primeira pintura utilizada na edificação


Detalhe do arco na fachada principal, em processo de restauração

Desenho das grades frontais se projetam para o interior, com o sol da tarde



NOVOS MORADORES


             Um casal de pombas invadiu o prédio do Paço Municipal (enquanto não haviam vidros nas aberturas). Inquilinos que foram, por um bom tempo, uma espécie de "mascotes" dos trabalhadores no restauro e dos voluntários parceiros.

           Do ninho já nasceram dois filhotes que, no tempo certo, bateram asas e se foram para o mundo.


___________________________________



Fotos: Renato Thomsen    Texto: Arq. Osni Schroeder

Um comentário:

  1. Acompanhar a evolução das obras é um prazer, assim como ler a descrição minuciosa do dia-a-dia desta valiosa edificação.

    ResponderExcluir