sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Foto histórica (11/11/2016)

            Registro de 1920, numa reunião no salão principal do Paço - na parte superior, foto que foi doada pelo Sr João Carlos Mor para o acervo do Museu Municipal de Cachoeira do Sul e enviada pela Prof. Iara Valentin.

Foto: Museu Municipal    Texto: Arq. Osni Schroeder

          A foto acima registra um jantar à noite para homenagear o Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Borges de Medeiros .

          Saliente-se que no instante da foto, não existia ainda o Château d' Eau, não havia pavimentação na parte fronteira à edificação do Paço Municipal e a Igreja Matriz ainda mantinha a forma externa antiga.

          Provavelmente a maioria dos presentes foram para o local a pé, de charrete, carroça ou a cavalo. Automóveis eram raros.


         Destacam-se as presenças de:

- Borges de Medeiros, bem no centro da mesa principal. (cadeira provavelmente a mesma ainda utilizada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, localizada na rua Sete de Setembro)
- João Neves da Fontoura
- Nogueira da Gama
- Dr. Silvio Scopel (o de barba) 
- Pedro Stringuini
- Vespasiano Pinheiro
- Hugo Ritter
- José Gomes de Oliveira
- Glicério Alves
- Emiliano Carpes
- Diamantino Carvalho da Fonseca
- Vlamimir Leal Nogueira da Gama.


          É uma foto sensacional, porque registra um momento passado da vida política cachoeirense - num local especial ao qual dedicamos muito afeto - em que visualizamos um modo de vida, a forma de hierarquização de poder e, provavelmente, muitos sonhos e interesses dos que ali estavam, sonhos estes que o nosso futuro viu realizados, ou não...



                     A foto acima foi registrada em 14 de novembro de 2016, na mesma posição da imagem de 96 anos atrás - sendo que o Coordenador do restauro, Arquiteto Osni Schroeder, está posicionado onde esteve Borges de Medeiros, antigo Presidente do Rio Grande do Sul (entre 1913 e 1928).


______________________________



Foto: Museu Municipal

               Nesta outra foto acima pode-se notar, além da ausência de calçamento e da iluminação pública precária, o letreiro "CAMARA MUNICIPAL" - recentemente descoberto no frontão da fachada principal da edificação do Paço Municipal, onde permaneceu oculto por várias camadas de tintas, durante décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário