quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Projeto de Restauro já é visível na edificação (23/11/2016)

FACHADA FRONTAL
Primeira demão de tinta

               A restauração do revestimento externo, da parede frontal à Praça Balthazar de Bem, segue em ritmo acelerado.

              Os restauradores, especialmente designados pela Empresa Construtora Granzotto, demonstram habilidade no que fazem e o resultado é uma visível recuperação artesanal de vários detalhes arquitetônicos, frisos, ornatos, deteriorados pela ação do tempo e também de intervenções passadas. 



CORES EXTERNAS

 Amostragem de cores, para a pintura final

            A cor das esquadrias externas já havia sido decidida, algum tempo atrás, como um cinza escuro. Naquele momento havia a tendência de manutenção das cores aparentes no prédio, então optou-se pelo cinza por se adaptar às outras cores que poderiam vir com o avanço da obra.

           Esta decisão mostrou-se acertada, porque com a remoção de várias camadas de tintas pré-existentes apareceu um "amarelão" que impactou a comunidade cachoeirense, a qual passou a preferir aquela cor para ser aplicada na edificação do Paço Municipal. 

         Foram aplicadas em uma parede externa algumas tonalidades possíveis daquela cor, sendo então escolhido o amarelo mais à direita, na foto acima.

        As molduras de janelas, frisos e ornatos, serão pintados em cor branca.



CLARABOIAS
 Vidros Blindex nas claraboias do terraço


             Cada uma das três linhas de arcos estruturais que formam o teto da antiga cadeia, tem uma claraboia. Estas aberturas horizontais ficaram escondidas por dezenas de anos por um forro de madeira, que as "prendeu" junto com seus belíssimos arcos.

            Ainda que os forros de madeira tenham sido retirados, as claraboias estavam fechadas na sua parte superior, junto ao terraço.

         Agora que foi implantado um sistema de vedação com vidro temperado nas aberturas, permitindo assim a passagem da iluminação solar. Revelaram-se então imagens ainda não vistas por nossa geração, da magnífica incidência de luz nas celas e no corredor central. 

        Um efeito óptico sensacional nos ambientes internos da antiga Cadeia Civil Municipal:

Uma referência de como os cachoeirenses presos viam o sol



 SANITÁRIOS
 W.C.s em fase de acabamentos 

               Os sanitários projetados para uso público já estão praticamente prontos. Eles estão localizados no mesmo local onde já haviam sido adaptados, na década de 50 do século passado, ao lado esquerdo externo às celas.



PORTAS INTERNAS
Finalização das portas internas, no 2º piso

           Todas as portas internas receberão revestimento de Stain, um produto especial para destacar a madeira da qual é feita. 

          Assim também será com as duas portas que integram a parede de taipa-de-mão do pavimento superior. Nesta parede específica apenas os marcos, mantidos os originais, receberão uma camada de tinta, em consideração às marcas da restauração ali operada assim como a recomposição dos "espaços vazios" ocasionados pelo ataque de cupins ao longo dos anos.





PINTURA INTERNA DE ALVENARIAS
Pronta a pintura à base de cal em cela da Cadeia

             As paredes internas da edificação estão recebendo pintura de tinta à base de cal, na cor branca. 

            A cal virgem, passou por um processo tradicional e foi "queimada" na própria obra do Paço Municipal. Já há uma parede com a aplicação deste revestimento (foto acima), que além de ser o utilizado originalmente permite que as velhas paredes do prédio possam "respirar" e assim eliminar o excesso de umidades que porventura contenham.



MANUTENÇÃO DO MOSAICO DE CORES
 E DAS TINTAS APLICADAS NO PASSADO
Amostragem de parede interna, na sala frontal

           No grande salão de entrada, não será aplicada a tinta à base de cal na totalidade das paredes internas. Serão mantidos alguns trechos aparentes, representativos das várias camadas de pinturas e cores distintas aplicadas ao longo dos seus 150 anos.



TORNEIRAS, VÁLVULAS E REGISTROS
Chegaram os equipamentos hidro-sanitários

               A empresa Construtora Granzotto adquiriu e já se prepara para instalar os equipamentos hidráulicos e hidro-sanitários nos seus devidos locais, complementado assim mais uma etapa importante da obra.



MADEIRAMENTO DO FORRO E PISO DO SALÃO
Chegaram as madeiras para o forro e assoalho do 1º piso


            O forro do salão principal, na entrada, ainda não havia sido colocado, por falta de material.

           Hoje chegou o madeiramento necessário, que já vem tratado e preparado pela empresa, para ser montado na obra.

           Terminada esta última etapa todas as dependências da edificação do Paço Municipal terão, em caráter definitivo, pisos e forros em madeira de 1.ª linha.




FOTOS DOS INTEGRANTES DO RESTAURO
Integrantes do Movimento pelo Restauro
satisfeitos com o andamento da obra

Fotos:  Renato Thomsen    Texto: Arq. Osni Schroeder

              As tradicionais fotos de parceiros voluntários para o restauro da edificação histórica do Paço Municipal, não tem a intenção de mandar para o futuro qualquer tipo de mensagem, mas sim de expressar a satisfação de uma conquista comunitária que se aproxima e que significa no coração de cada um o somatório de iniciativas, preocupações e de vitórias parciais até agora. 

           O sorriso estampado por todos na aproximação para fotos é a expressão da justa satisfação por não ter perdido a oportunidade que a história nos reservou, de inserir a vida de cada um ao que existe de mágico no espírito daquele lugar



_______________________________________




PISO DA ANTIGA CADEIA


             O Mestre-de-Obras Márcio Dalla Vecchia, funcionário da Empresa Construções Granzotto, registrou (entre os dias 5 e 6/11) os preparativos e a execução do piso das celas da antiga Cadeia Pública:



           O piso original da antiga cadeia era feito a partir de uma argamassa reguada com inclinação para o corredor central, provavelmente para escoamento das águas de lavagens internas. 

          Decidiu-se projetar um piso semelhante nesta área, mas com a característica específica de ser durável e adequado para uma função contemporânea a ser ali implantada. 

          As fotos mostram as etapas do trabalho desenvolvido e o resultado, que foi considerado pelos integrantes do movimento como harmonioso, trazendo para o futuro uma condição do passado, mas tendo o cuidado de que ele se integrasse à utilização futura que terá.



              O excelente acabamento foi conseguido graças à utilização de um moderno equipamento terceirizado ("helicopter finishing concrete" ), citado na postagem anterior do dia 15 de novembro:


Obrigado ao fotógrafo Márcio pelas imagens obtidas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário