quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Gabinete no Paço (29/12/2016)

MÓVEIS DE ÉPOCA 
RETRATAM O NOVO PAÇO
Móveis antigos dão vida nova ao prédio em restauração
           O Prefeito Neiron Viegas mandou instalar, provisoriamente, os móveis do seu gabinete no salão superior do Paço Municipal, para realizar ali uma simbólica instalação do Executivo na edificação em processo final de restauro.

          Os móveis reinstalados já foram parte integrante do prédio histórico, a partir do início do século 20, montados no anexo que havia sido construído para instalação do Gabinete do Intendente, novo administrador do município, criado com o advento do sistema republicano no Governo Federal da época. 



AUTORIDADES CIVIS E MILITARES
PRESTIGIAM CERIMÔNIA NO SALÃO


          Estiveram presentes os Coronéis Guilherme Stagi Hossmann e Fabrício Ramires Pinto, respectivamente Comandantes do 3º Batalhão de Engenharia de Combate e 13º Grupo de Artilharia de Campanha.

     Outros parceiros, como Moacir Marzari da Indústria Agro Pertences e do CDL, Geraldo Ache do HCB e do Grupo do Gabinete da Crise, além de representantes do Sindicato Rural e de outras entidades prestigiaram o ato promovido pelo Prefeito.


SOLENIDADE DE INSTALAÇÃO


           O prefeito Neiron convidou parceiros da sua administração e servidores mais próximos para uma solenidade simbólica de instalação do Gabinete no prédio. 

        O evento foi prestigiado por parceiros como os integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, coordenados pela Arquiteta Elizabeth Thomsen, integrantes do COMPAHC e setores de promoção da Cultura no Município de Cachoeira do Sul.


MOVIMENTO DE PARCEIROS VOLUNTÁRIOS
HOMENAGEIA O PREFEITO NEIRON



         O Movimento Pela Restauração do Paço Municipal num ato de reconhecimento pelo protagonismo do Prefeito Neiron na restauração da edificação histórica, presenteou-lhe com uma placa de agradecimento, em nome da comunidade cachoeirense, entregue pela Arquiteta Aline Rosa.

        O reconhecimento público foi o primeiro ato da instalação simbólica do Gabinete do Prefeito no prédio em restauração.


PALAVRA À DISPOSIÇÃO



             O Arquiteto Osni Schroeder, Coordenador Adjunto do Movimento pelo restauro do Paço Municipal e Presidente da AMICUS, ressaltou o simbolismo da volta daqueles antigos móveis para o prédio a que pertenceram, registrando o quanto de história encerram em praticamente 100 anos da vida cachoeirense.

           Ressaltou o apoio do Prefeito no restauro da edificação do Paço Municipal e que se não houvesse esta ação, não se estaria participando naquele momento, daquela solenidade.

          Manifestou-se pelo futuro do prédio, sonhado pelos parceiros, pelo Prefeito atual, e até pela comunidade, como por exemplo instalações para a promoção da cultura cachoeirense. Sugeriu que, nesta linha, estude-se a futura instalação do Museu Municipal Edyr Lima no local, visto que suas instalações físicas estão extremamente degradadas.



          Na continuidade a Profª Ione Sanmartin Carlos, Presidente do COMPAHC, manifestou-se feliz pelo atual momento de valorização dos prédios históricos da cidade. Ressaltou ainda o empenho e apoio do Prefeito Neiron para que estas conquistas, que muito nos orgulham, acontecessem.


A irmã do Prefeito, num momento emocionante,
ressaltou as qualidades de Neiron destacando
a principal, segundo ela, que é a sua simplicidade
.
O Comandante do 3º BECmb manifestou o orgulho
da unidade que comanda, por ser parceira de sucessos
como as ações solicitadas na área de preservação de
bens culturais. Destacou outras ações de parceria que,
além de orgulhar a unidade orgulham também o pessoal,
especialmente soldados que vêem nesta atividades uma
oportunidade de crescer junto com a comunidade.

O Comandante do 13º GAC revelou-se satisfeito pelas parcerias,
ressaltando que o Exército se dedicou em ações promovidas
pela Prefeitura, para conseguir os melhores resultados possíveis
com as condições que dispõe até o momento.
O diretor da Indústria Agropertences e do Clube de
Diretores Lojistas de Cachoeira do Sul revelou que
participar de ações de apoio à comunidade faz parte
do compromisso social da empresa e do CDL.

A Secretária de Administração, Cristina Mór, fez um
discurso emocionado relembrando as dificuldades e
vitórias conquistadas na administração. Disse que o
período que se encerra permitiu-lhe amadurecer, sendo
rico em experiências de vida e na administração pública. 
Manifestou-se a seguir a Secretária da Saúde,
Marta Caminha, elogiando a administração com
um balanço do que pode ser executado
no período que agora finda.

O Secretário Edson Neves Júnior também fez
um balanço das ações da Prefeitura Municipal,
agradecendo os quatros anos de administração. 




PREFEITO NEIRON VIEGAS


             Neiron fez um rápido resumo do seu governo, ressaltando as dificuldades, as metas alcançadas e até algumas que não foram possíveis. Agradeceu as parcerias que teve, muitas delas presentes na solenidade e desejou um bom governo ao Prefeito que assume dia 1º de janeiro de 2017.

         Agradeceu a presença de todos e ressaltou a sua decisão de marcar o final da sua administração com uma solenidade no prédio em restauração do Paço Municipal, que é um destaque importante na sua administração. 


ULTIMOS DESPACHOS

         A seguir o Prefeito Neiron, acompanhado de assessores diretos, assinou os últimos despachos oficiais da administração municipal que encerra agora em 2016.



FOTO DOS PARCEIROS E DA ADMINISTRAÇÃO
A solenidade foi encerrada com uma foto dos presentes no ato




USO DO PRÉDIO HISTÓRICO EM 2017

            O projeto desenvolvido pelo Arquiteto Júlio Ramos e aprovado pelas instâncias públicas autorizativas e pelos parceiros voluntários do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, prevê o uso dos espaços dos pavimentos térreo e superior, fronteiros à praça para promoção de atividades culturais. No restante do prédio, a utilização prevista no projeto é ocupação administrativa do executivo municipal.
Assim está na documentação enviada para o Badesul, que é agente financiador do projeto. 

           Como aproxima-se o final das obras de restauro, aliado ao fato que inicia-se uma nova administração, é natural que o uso futuro do Paço venha à roda de discussões. 

          O Prefeito eleito, Sérgio Ghignatti, em reunião com parceiros pelo restauro do Paço, manifestou que não há nada decidido ainda, comprometendo-se a convidar todas as partes interessadas para reuniões que tratem do assunto ocupação futura da edificação histórica do Paço Municipal. 

       A beleza da solenidade de Natal no Centro Histórico de Cachoeira do Sul com o destaque iluminado do Paço Municipal e do Château d'Eau, (e futuramente da Catedral) projetam um futuro de eventos culturais no local, com ganhos no orgulho da comunidade e na atração de turistas para a cidade.

        Este quadro histórico exige que se analise a oportunidade de integrar a riqueza arquitetônica do prédio do Paço Municipal de forma realmente participativa ao futuro cultural grandioso que temos a oportunidade única de construir naquele local.

       O prédio restaurado do Paço Municipal é um monumento de registro histórico e nada mais lógico, que pelo menos uma parte dele, se integre a ações que registrem e valorizem a bela história e a cultura do nosso município. 

      Temos absoluta certeza de que o Prefeito Sérgio Ghignatti será sensível a estas considerações e tomará a decisão mais acertada.



IMPRENSA

Os Jornais A Notícia, O Correio e o Jornal do Povo de hoje,
publicaram press-release da Assessoria de Imprensa
da Prefeitura sobre a provisória "ocupação do 
Paço Municipal" - Link abaixo:



Fotos: Renato Thomsen   Texto: Arq. Osni Schroeder

Nenhum comentário:

Postar um comentário