quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Diplomados pelo COMPAHC (15/12/2016)

Prefeitura Municipal e COMPAHC concedem
diploma de Patrimônio Histórico-Cultural 



          O Prefeito Neiron Viegas através do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural de Cachoeira do Sul - COMPAHC, conferiu Diploma do Patrimônio Histórico-Cultural à Arquiteta Elizabeth Thomsen e ao Arquiteto Osni Schroeder, por trabalhos realizados em prol do patrimônio histórico e cultural do município.


         A solenidade aconteceu na sede do Arquivo Histórico Municipal, nesta quinta-feira às 10h30m, dia 15 de dezembro de 2016.



PALAVRA DA PRESIDENTE

         A Presidente do COMPAHC, Professora Ione Sanmartin Carlos, manifestou-se contente pela conscientização que cresce no município pela proteção e conservação de bens históricos e culturais.

       Lembrou que o COMPAHC é um dos poucos Conselhos Municipais que sobreviveram ininterruptamente desde a sua fundação, trabalhando pela cultura cachoeirense. Lembrou os conselheiros fundadores, seu pioneirismo e as lutas muitas vezes não entendidas nos tempos iniciais. 

       Saudou a maioridade atingida pelo Conselho, perfeitamente integrado e consciente de que é possível preservar a história sem prejudicar o desenvolvimento. Saudou também os homenageados.






ELIZABETH THOMSEN HOMENAGEADA

        A Arquiteta Elizabeth Thomsen, homenageada com o Diploma do Patrimônio Histórico-Cultural do COMPAHC, já havia recebido no passado esta honraria pelo seu trabalho em prol do Cine-Ópera Astral e do Cine-Theatro Coliseu.

       Ela agradeceu o apoio e a união dos parceiros voluntários nos movimentos da Ponte de Pedra e do Paço Municipal, que muito trabalharam para fazer frente aos desafios vencidos nos últimos seis anos.

     O diploma do COMPAHC foi entregue para a Coordenadora Geral do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Engº Homero Tatsch.

      Prestigiaram a homenageada, sua mãe Eli Ieda Prass e o seu pai Rubem Otto Prass, figura marcante na história cachoeirense, que do alto dos seus 93 anos acompanha atentamente nossa vida comunitária.



OSNI SCHROEDER HOMENAGEADO

O arquiteto Osni Schroeder, homenageado com o diploma do Patrimônio Histórico do COMPAHC agradeceu a honraria recebida, dedicando-o também ao fotógrafo voluntário Renato Thomsen, parceiro em todos os momentos dos restauros da Ponte de Pedra e do Paço Municipal, que não aparece na linha de frente por estar registrando em fotos todos os momentos do trabalho comunitário. 

Osni, Coordenador Adjunto do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, lembrou o saudoso Engº Danilo Alves Cunha, ex-presidente do COMPAHC, que foi um grande parceiro nas conquistas hoje celebradas. 


Finalizou agradecendo o apoio comunitário e lançou o desafio novo de restaurar a antiga estação da Ferreira, movimento em que é Coordenador Geral.



O diploma a Osni foi entregue pelo prefeito Neiron Viegas.




PALAVRA DO PREFEITO

O Prefeito Neiron ressaltou ações do seu governo como o calçamento de várias ruas e construções de creches, marcando especialmente o foco na cultura que seu governo imprimiu.

Manifestou orgulho pelo sucesso já assegurado dos restauros do Château d'Eau e do Paço Municipal, agradecendo o apoio dos homenageados e dos outros parceiros comunitários.





JOÃO CARLOS MÓR

Os homenageados de hoje entram num seleto grupo de cachoeirenses diplomados. O último homenageado foi o saudoso João Carlos Mór, que detinha viva em sua memória a história do nosso Município. 

______________________________________




IMPRENSA

              O Jornal do Povo, edição de 16 de dezembro, publicou em sua capa e na página 4 reportagem sobre o evento de diplomação dos arquitetos.
              Clique no link abaixo ou acesse a nossa Página JORNAIS, para visualização do conteúdo:





              A TV Novo Tempo, em seu programa Jornal NTSul de 16 de dezembro, divulgou reportagem com a diplomação pelo COMPAHC, dos Arquitetos Elizabeth Thomsen e Osni Schroeder por trabalhos prestados na preservação do patrimônio histórico-cultural de Cachoeira do Sul.


            A matéria pode ser assistida na nossa Página VÍDEOS, ou pelo link logo abaixo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário