quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

PAÇO MUNICIPAL - Primeira-Dama visita a obra de restauro (11/01/2017)

Os voluntários pela restauração do Paço Municipal, liderados pela Coordenadora Geral Arquiteta Elizabeth Thomsen, atenderam um pedido da Coordenadora Municipal da Cultura, Profª Jussara Ghignatti, de uma visita guiada às obras de restauro do Paço Municipal.

        A Primeira-Dama do Município esteve acompanhada do diretor do Núcleo Municipal de Cultura, Cleber Lima, da assessora Josi Knebel, da diretora do Museu Municipal e outros assessores.

      Acompanhou a visita a Profª Maiara de Oliveira Carvalho, 
diretora da Escola de Formação em Saúde, ligada ao HCB, que está instalada também em um prédio tombado pelo Município e o Secretário Municipal de Meio Ambiente Henrique Witeck.

      Os voluntários estiveram representados, além da Coordenadora Geral, pela Presidente do COMPAHC, Ione Sanmartin Carlos, a Arquiteta Aline Rosa, o arquiteto Osni Schroeder, o restaurador Márcio Dalla Vecchia e o fotógrafo Renato Thomsen.


A ANTIGA CADEIA PÚBLICA

         A visita iniciou pela antiga Cadeia Municipal (Fotos acima e abaixo), onde todos ficaram impressionados pela beleza dos arcos de cobertura e pela arquitetura histórica forte, de uma parte da edificação que foi usada para correção e punição de comportamentos inadequados do passado em Cachoeira do Sul.



DETALHES 
        Foram explanados detalhes construtivos e históricos dos interiores, como o forro original que não foi tocado pelo restauro (foto abaixo), para manter o registro da antiga pintura e de fantásticos grafittis, muito provavelmente desenhados por pessoas presas, em épocas passadas, neste local. 



           Destacaram-se as várias camadas de tintas nos revestimentos internos do prédio, assim como as ações projetadas para o registro histórico destas pinturas remanescentes. 




         No interior do amplo salão do pavimento térreo, os voluntários pelo restauro reiteraram para os visitantes a necessidade básica daquele ambiente histórico ser usado exclusivamente para ações culturais que se insiram ao contexto arquitetônico externo do Centro Histórico da Praça Balthazar de Bem, como Château d'Eau e a Catedral Nª Sª da Conceição.

        A opinião de todos os que projetaram e trabalharam para que se chegasse ao atual sucesso de resgate histórico, é de que a instalação do Museu Municipal seria uma ação proativa no sentido de valorizar a cultura cachoeirense e a edificação em fase final de restauro. 




FOTO NA ESCADA
        A foto abaixo simboliza um dedicado grupo preocupado com a cultura cachoeirense e também com o desafio de subir alguns degraus que elevem ainda mais a tradição de apoio cultural da comunidade de Cachoeira do Sul.



NO TERRAÇO

      Nos fundos do segundo pavimento, a Profª Jussara Ghignatti maravilhou-se com a vista externa da edificação e a possibilidade de uso do terraço, desde que adaptado, para atividades culturais ao ar livre. 


SALÃO PRINCIPAL DO SEGUNDO PAVIMENTO
         No salão do pavimento superior, com vista para o Centro Histórico da Praça Balthazar de Bem, propugnaram os parceiros voluntários o cumprimento do uso das dependências previsto no projeto de restauro (aprovado pelo COMPAHC, BADESUL e Prefeitura Municipal), fazendo daquele local um salão vip para eventos culturais, tanto de iniciativa do Poder Executivo Municipal quanto de segmentos culturais da comunidade de Cachoeira do Sul, devidamente contextualizados e aprovados.

         Este espaço histórico é tão valioso e expressivo para a cultura cachoeirense, que deve ser dedicado para todas as formas de expressão cultural, adequadas ao ambiente - preservando suas características arquitetônicas diferenciadas. 


_________________________________


HENRIQUE WITECK  E ELIZABETH THOMSEN

          A visita do Secretário Municipal de Meio Ambiente, permitiu revisar algumas demandas antigas, como a retirada de duas árvores na calçada da praça, cujas folhas ocasionam o entupimento dos condutores pluviais dos telhados no prédio do Paço, causando várias infiltrações, com danos visíveis à sua estrutura interna.
       
          Witeck também concordou em unir esforços para trocar de lugar o poste da RGE, que foi indevidamente colocado na frente da edificação tombada como patrimônio histórico.
         



BANDEIRAS FIXAS DAS PORTAS, EM RESTAURO

          O mestre restaurador Alexandre Pohlmann se dedica atualmente a restaurar a parte estrutural de madeira das bandeiras superiores fixas de janelas e portas, recuperando suas condições originais:


PINTURA A BASE DE CAL
          As alvenarias internas estão sendo pintadas de branco. Em alguns pontos estão sendo deixados espaços, para que se visualize as várias camadas de tinta aplicadas ao longo do tempo.



REVESTIMENTO EXTERNO DA FACHADA PARA O JARDIM
       O restauro deste trecho é o último que falta ainda para completar o processo de recuperação dos revestimentos externos das paredes.


CLARABOIA DA ANTIGA CADEIA
        O excelente angulo da foto abaixo, captado pelo parceiro Renato Thomsen, mostra o céu no tempo atual do Paço e da nossa geração e ainda nos permite imaginar o céu que emoldurou o Paço antigo e a vida de pessoas ali presas à força em outras eras.      
 Um registro que permite pensar na grandeza da edificação
do Paço Municipal, na vida e o que fazemos com ela. 



ACABAMENTO DE FORROS DE MADEIRA
      Os trabalhos de acabamento nos forros de madeira está se encerrando, permitindo projetar como muito próxima a reinauguração daquele espaço histórico. 




RESPONSABILIDADE DA NOSSA GERAÇÃO

Se já aconteceu, eu não me lembro ou não sei!

          O momento que vive nossa geração é único. Trouxemos a edificação municipal de um quase escombro e a reavivamos tão bela como já foi em longínquo  passado. Deixamos que se desmanchasse aos poucos e agora por uma ação coletiva da comunidade cachoeirense restauramos sua vida.

         A volta da vida plena ao prédio com 150 anos, somente vai acontecer efetivamente se tivermos a capacidade de equalizar as múltiplas propostas que se apresentam, de forma a dar o devido valor à antiga edificação e assim alcançar a cultura da nossa comunidade.
Fotos: Renato Thomsen   Texto: Osni Schroeder

        A foto acima mostra muitos dos protagonistas deste belo processo de completa finalização do restauro do Paço Municipal. 

      Que o sol, que vem dos lados da Catedral e do Châteu d'Eau,  ilumine as mentes daqueles que decidirão o futuro e a preservação da edificação histórica do Paço Municipal.




IMPRENSA

               O Arquiteto Osni Schroeder, em sua coluna no Jornal do Povo de hoje,
escreveu algumas antigas histórias sobre a Estação Ferreira.
               O texto completo pode ser visualizado na nossa Página JORNAIS, no link ao final desta postagem.
             


              A repórter interina Rafaela Vieira da Cunha, na coluna Helena - JP2 de 13 de janeiro, perguntou à Coordenadora Geral pelo Restauro do Paço Municipal, Arquiteta Elizabeth Thomsen, o que ela esperava para o ano de 2017.
             A resposta completa pode ser conferida na nossa Página JORNAIS, no link ao final desta postagem.



             A colunista Juliana da Silva, na edição eletrônica do Jornal O Correio de 10 de janeiro, escreve sobre as "Empreitadas" de 2017 para Cachoeira do Sul.
             Dentre as prioridades cita o desafio de tornar a edificação histórica do Paço Municipal um ambiente de preservação e conservação, após o final do seu restauro. Também cita o avançado estado de degradação do Museu Municipal Dr. Edyr Lima, sugerindo sua mudança para o prédio do Paço.
             A íntegra da coluna pode ser conferida pelo link abaixo:





Um comentário:

  1. Parabéns pelo amor e respeito que todos estão dedicando ao Patrimônio de Cachoeira!

    ResponderExcluir