segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PAÇO MUNICIPAL - Reunião com o Prefeito Ghignatti

            Na manhã de hoje, integrantes do COMPAHC, AMICUS e do Movimento pela Restauração do Paço Municipal reuniram-se com o Prefeito Sérgio Ghignatti, em seu gabinete, para tratar do futuro uso dos espaços da edificação histórica do Paço Municipal.



PELO MUSEU NO PAÇO

        A audiência foi solicitada ao Prefeito, considerando notícias de uso exclusivamente administrativo e não cultural no prédio restaurado do antigo Paço Municipal.


RAZÕES DA ADMINISTRAÇÃO

       O Prefeito Ghignatti, preocupado com a falta de espaços para alocação de Secretarias Municipais e pressionado por setores da administração que querem ir para o prédio restaurado do Paço, estuda as sugestões apresentadas para tomar a decisão quando as obras de restauro estiverem concluídas.

       Há a necessidade de reduzir custos com aluguéis e a área do Paço Municipal poderia ser utilizada para contribuir com a redução pretendida.


RAZÕES DAS ENTIDADES DA CULTURA

       O prédio do Paço Municipal somente foi restaurado por pressão da comunidade cachoeirense e a mobilização das entidades e pessoas ligadas à cultura, tendo o apoio da então administração municipal, em cumprimento ao TAC emitido pelo Ministério Público.

      No projeto destas pessoas e entidades, a edificação histórica do Paço Municipal deveria ter uso exclusivamente cultural para divulgação da nossa história e cultura, e se inseriria ao Centro Histórico da Praça Balthazar de Bem, Château d'Eau e a Catedral, formando um ponto de atração de turistas. 

     Considerando as atuais e deficientes instalações do Museu Municipal Dr. Edy Lima, ele seria instalado no prédio do Paço e seria o embrião do ponto multimídia de informações históricas e culturais de Cachoeira do Sul.

       A valorização do Centro Histórico traria retorno financeiro e anímico para toda a comunidade cachoeirense.


ENCAMINHAMENTOS


      Dos participantes da reunião é de se destacar a manifestação do Dr. Eduardo Florence que, amigo e colega do Prefeito, sugeriu que este acreditasse e apoiasse as sugestões do grupo que ali estava, como forma de incentivo para que mais bens públicos fossem objeto de sua ação restauradora.

     O prefeito Ghignatti manifestou que uma das idéias que lhe foram apresentadas foi de transferir o Museu para o Paço e localizar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente no prédio do atual Museu, no Parque de Cultura e junto ao Zoológico Municipal.

      Esta ação liberaria espaço próximo ao Gabinete do Prefeito permitindo assim agrupar mais funções administrativas do nosso município.




PALAVRA DO PREFEITO


      Ao final da reunião o Prefeito Ghignatti, conhecedor de circunstâncias ainda não reveladas, manifestou simpatia pela presença do Museu no Paço e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Parque da Cultura. Revelou, entretanto, que existe tempo hábil para tomar uma decisão definitiva, considerando que as obras de restauro do Paço se estenderão, provavelmente, até março deste ano.




OPINIÃO DOS PARTICIPANTES DA REUNIÃO

       O Prefeito Sérgio Ghignatti tem uma sensibilidade política aguçada e isto o fará decidir pelo melhor para a comunidade de Cachoeira do Sul.

      As entidades e pessoas ligadas à cultura esperam que esta opção seja pela sugerida instalação do nosso Museu no prédio restaurado do Paço Municipal, assim que possível. 


_____________________________________

            

PINTURA EXTERNA EM FASE FINAL



DEFINIÇÃO DE CORES


          A definição de tons e cores na pintura externa e interna do Paço revelou-se acertada. Foi levado em conta a pintura de cor amarela, encontrada sob várias camadas de tinta, em prospecção estratigráfica - antes das alvenarias externas serem preparadas para pintura.


TIPO DE TINTA


        Algumas informações, que não expressam a verdade, afirmam que o prédio do Paço Municipal está sendo pintado externamente com tinta à base de cal, ação que até poderia ser utilizada do ponto de vista técnico.

       Porém, externamente, o Paço está sendo pintado nas suas alvenarias com tinta à base de silicato, que é uma tinta de origem mineral, com as mesmas características de permitir a ventilação das paredes e de não estabelecer um revestimento impermeável e nocivo. 


MURO ORIGINAL DA CADEIA

Fotos: Renato Thomsen     Texto: Osni Schroeder

          Do antigo muro da Cadeia Municipal, que permitia aos presos momentos ao ar livre e impedia eventuais fugas, sobrou um pequeno trecho junto ao antigo Gabinete do Intendente.

         Este trecho será preservado na sua condição original, como marca de uma época da nossa vida como cidade.


IMPRENSA


           O Arquiteto Osni Schroeder, em sua coluna no Jornal do Povo de 31 de janeiro de 2017, escreveu sobre a necessidade da mudança do rico acervo do Museu Municipal Patrono Edyr Lima (com sua sede em precário estado) para as dependências de arquitetura clássica restauradas da edificação histórica do Paço Municipal.

          Os jornais O Correio e JP, em suas edições digitais de 31 de janeiro de 2017, também trataram do tema da reunião no Gabinete do Prefeito, reproduzindo release da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

         Cleiton Santos, em sua coluna no JP de 1º de fevereiro de 2017, entre outros assuntos escreveu sobre sua admiração na capacidade argumentativa
do Presidente da AMICUS  Arquiteto Osni Schroeder em seus textos no Jornal do Povo. 

          As colunas e as notícias podem ser visualizadas na nossa Página JORNAIS, pelo link logo abaixo:




Um comentário:

  1. Muito bom. Demonstra a maturidade de todos a favor da sociedade cachoeirense.

    ResponderExcluir