segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

MUSEU MUNICIPAL - Acervo sob risco (13/02/2017)

            O Museu Municipal Patrono Edyr Lima, localizado no Parque de Cultura, possui um rico acervo histórico-cultural em suas dependências.











Parte do acervo está no galpão anexo, por falta de espaço
(como o painel acima, do antigo Cine-Ópera Astral, e 

lustre original da Sala do Intendente no Paço Municipal -
desmontado no depósito - foto abaixo) :

O telhado no prédio do museu inspira cuidados:

         Uma parte da estrutura nos fundos está escorada e corre o risco de desabamento. Muitas telhas estão deslocadas, causando inúmeras goteiras que comprometem a integridade das peças antigas e documentos armazenados.



            Os cupins comprometem grande parte do assoalho e dos forros:



              As madeiras da estrutura do telhado aparentam ter condições para restauro, porém as ripas necessitam de substituição, assim como as telhas:

As intalações elétricas necessitam de revisão com
um profissional capacitado - risco de incêndio!



         A reserva técnica, localizada no sub-solo, sofre com infiltrações laterais devido à ausência de calhas, manutenção e pintura externa.

 O mofo no interior do porão é altamente insalubre.
  


O Museu não dispõe de rampas para portadores de deficiência
motora. Seu corredor é estreito. Suas saletas comportam poucos
mostruários e pouco público simultaneamente.


ESCREVER SOBRE O MUSEU

          "Nosso blog pautou o Museu Municipal Patrono Edyr Lima e fui convocado pelo Renato Thomsen para escrever sobre aquela casa que guarda testemunhas da nossa história que são os objetos, livros, equipamentos, mesas, cadeiras, fotos de homens e mulheres que construíram as várias Cachoeiras que tivemos até a atual.

         E se um Museu temos, se deve a cachoeirenses desprendidos que com muito sacrifício construíram o fantástico acervo que está guardado naquela belíssima casa no Parque da Cultura.

       Se um Museu temos, devemos a servidores públicos especiais, que receberam cada um daqueles bens históricos como uma joia a ser cuidada com o máximo zelo. 

       Se um Museu temos, devemos a administradores públicos visionários, que numa ação que não lhes rendeu votos, investiram recursos públicos para que nossa história não se perdesse.

      Se um Museu temos, deveríamos exaltar todos os cidadãos que colaboraram e o fazemos na lembrança de Edyr Lima, que deu o impulso inicial com seu acervo particular.

     Dos servidores destacamos a Professora Lya Wilhelm, dos administradores públicos o Dr. Ivo Garske e Nelson Schirmer.


FUTURO 1

      Escrever sobre o nosso Museu Municipal significa também projetar o seu futuro. E futuro é o que parece não existir para aquela casa, a continuar as coisas como estão.

      O prédio sofre com infiltrações de água da chuva, fruto de telhas desgastadas pelo tempo, por falta de manutenção de calhas e condutores pluviais, por instalações elétricas inadequadas e perigosas, por ampliações de construção que não se integraram ao conjunto e hoje apresentam graves patologias, passíveis até de justificar a interdição parcial da edificação.

      As fotos do Renato são mais eloquentes do que qualquer descrição que se faça das patologias de um prédio que se degrada com umidade, rachaduras, mofo e cupins.

      Em 2016 a AMICUS solicitou que o orçamento 2017, em elaboração, contemplasse um valor para reformas emergenciais do telhado, estrutura e instalações elétricas. Infelizmente o pleito não foi atendido, e hoje a situação está mais grave do que a identificada nas várias vistorias lá feitas, uma delas inclusive por solicitação do Ministério Público Estadual.


FUTURO  2

       Como não foi viabilizada a reforma do prédio do Museu Municipal, partiu-se então para um plano alternativo, que revela-se melhor ainda para aquela casa de promoção da cultura cachoeirense: O Museu deve ocupar plenamente a parte inferior do antigo casarão do Paço Municipal, assim que terminar o seu restauro.

      Desnecessário argumentar o incremento no turismo que se dará pela proximidade com o Centro Histórico na Praça Balthazar de Bem. Isto já foi exaustivamente afirmado e confirmado!

      Ainda não foi dito que a  ida do Museu para o prédio histórico do Paço seria um dos mais espetaculares apoios à ideia de um local que guardasse e promovesse nossa cultura e a nossa história. A decisão está com o Prefeito Sérgio Ghignatti, que será sensível à avalanche de apoios comunitários à ideia de transferência do Museu para o Paço.


E O PRÉDIO ATUAL?

       Naquele prédio se localizaria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dirigida pelo Arquiteto Henrique Witeck e integrada àquele belo parque ambiental dentro da nossa zona urbana.



FINALIZANDO

        Temos um compromisso urgente para com os cachoeirenses do passado, que pensaram grande e viabilizaram o Museu Municipal trazendo-o até aqui.

       Temos um compromisso inadiável com o nosso presente, dignificando nossas decisões públicas para que o futuro se orgulhe delas e as reconheçam como importantes para o nosso desenvolvimento."


MUSEU NO PAÇO !
   
Arq. Osni Schroeder
Presidente da AMICUS


O nosso Museu merece ir para o Paço Municipal!
A edificação histórica terá duas rampas e um elevador
para cadeirantes e portadores de deficiência motora.



Fotos:  Renato Thomsen
MUSEU É HISTÓRIA,
MUSEU É CULTURA,
MUSEU É VIDA.

Não deixe morrer esta ideia:
MUSEU NO PAÇO, JÁ!


IMPRENSA

           O Dr. Eduardo Florence, em sua coluna no JP de 18/02/2017, faz um emotivo apelo e uma Oração ao Museu. A íntegra está reproduzida na Página JORNAIS deste Blog - Link logo abaixo:




3 comentários:

  1. O nosso Museu Municipal não só merece como deve ir para o Paço! #museunopaçojá

    ResponderExcluir
  2. A História do Município e de sua gente no lugar que merece, no Paço Municipal! Há três anos do Bi Centenário da cidade, seria a melhor forma de homenagear os homens e mulheres que construíram a Cachoeira que vivemos.

    ResponderExcluir